3 de agosto de 2015

Liberdade para TODOS!

Domingo passado minha mãe foi com os dois netos mais novos (3 e 7 anos) ao zoológico. Durante a semana encontrei com ela e ela se mostrou chateada pelo fato de ser um grande passeio e estar tão mal cuidado, pelo fato da entrada e a recepção serem muito acanhadas e desorganizadas, pelo fato das jaulas estarem mal conservadas, parecendo até que tinha poucos animais... e ele até usou o argumento de que  em outras cidades do mundo o zoológico é uma grande atração e são bem conservados...

Eu também sempre achei o zoológico um super passeio, levei minha filha várias vezes, e eu mesmo adorava poder presenciar de perto a força e a escala incomum dos animais, ver de perto um rinoceronte, uma girafa, um hipopótamo, bisões... mas isto foi antes de termos consciência de que a nossa vontade de ter esta experiência é uma atitude cruel e egoísta!

Então eu expliquei para minha mãe que os zoológicos estão com os dias contados, que nada hoje justifica se manter animais, em especial os selvagens, em cativeiro, que hoje em dia muita gente pensa assim e que seria até de "mau gosto" se investir para o zoológico ser mais "bonito", e que da mesma forma que aconteceu nos circos, o fim dos zoológicos é uma questão de tempo - ao menos no formato que conhecemos.
Resultado de imagem para circo
Eu sou criança do tempo que quando você ia ao circo você tinha certeza de encontrar animais treinados fazendo truques ou sendo "domados"... leões, focas, elefantes, ursos, tigres... eu tenho certeza que eu, como criança, não via como aqueles animais eram tristes e "desanimalizados". Eu não tinha consciência da crueldade que meu ingresso patrocinava. 

O falecimento do Orlando Orfei - sinônimo de circo não só no Brasil - e a morte do leão Cecil são dois capítulos desta historia terrível do homem que se acha o "supra-sumo" da criação divina e único ser "racional" do planeta (ou do universo ... para os mais humildes).
Não que o Orlando Orfei fosse um cara "do mal" como  o tal dentista caçador que matou o Cecil. O Orlando Orfei era de uma família de circo, com tradição numa atividade que era vista como natural e aceitável até algumas décadas atrás... mas que hoje não é mais! O Cirque du Soleil nos ensinou que circo não é sinônimo "interação com animais selvagens", circo é diversão lúdica, e isto eles sabem fazer como ninguém!
Mesmo criar cães e gatos em cativeiro para "reprodução" e para  "vender" filhotes está se tornando uma coisa de "mau-gosto"

Para os que não acreditam mais no homem, esta é uma prova que o ser humano continua evoluindo, melhorando, se aperfeiçoando...

E vc? Que outras provas vê que estamos melhorando como Homens Sapiens e Mulheres Sapiens?


8 comentários:

  1. Não sei se estamos a melhorar, e apesar de já ter ido ao jardim zoológico em Lisboa 3 vezes, em momentos bem distintos da minha vida, sei que os animais precisam de liberdade, e felizmente o de cá está minimamente bonito e bem conservado...e não gosto de circo, o se Soleil é outra coisa :-)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:15 PM

    Nós chegaremos lá....Pode demorar, mas o ser humano chega lá!

    ResponderExcluir
  3. Prefiro acreditar que estamos melhorando de um jeito um tanto estranho, mas indo para frente...

    Obrigado pela visita no meu espaço!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que nós é que devemos visitar o habitat desses animais , através de passeios guiados por pessoas treinadas afim de promover a segurança e o conforto e a liberdade dos animais , como existem alguns safáris , pp na África , onde temos uma grande quantidade de aninais , uma biodiversidade absurda. Conhecer nossas espécies , entender como se alimentam , reproduzem , convivem com o meio ambiente é muito dinâmico e interessante e num mundo globalizado , podemos proporcionar mais e mais esses momentos e conhecimentos. Eu prefiro um circo lúdico e um safari interativo , talvez com tecnologias e co participação dos curiosos e nossas crianças !

    ResponderExcluir
  5. sou sempre otimista e acredito na evolução da espécie, apesar de tudo ...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:18 PM

    Bem, eu já fui a jardins zoológicos e também em alturas distintas, mas confesso que hoje em dia já não consigo achar muito interessante, porque, e tal como dizes e muito bem, não passa de uma atitude egoísta e cruel da nossa parte... Prefiro vê-los em liberdade, mesmo que isso me possa custar um safari a África ou qualquer outra região, mas não quero saber! :) A nossa atitude tem de mudar em relação a este aspecto, assim como muitos outros, as touradas, por exemplo... Onde o velho argumento da "tradição" vem sempre à baila! Enfim!

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo! Temos de acabar com a mania da superioridade e abuso sobre os animais. Circos, touradas, zoos (a não ser que seja para conservação da espécie), é tudo treta, um abuso do homem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Ainda tem muito especismo rolando solto, mas devagar a gente vai melhorando...

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!