6 de fevereiro de 2014

Beijo "gay" na novela, que diferença faz?

Por não ter o hábito de acompanhar novelas eu confesso que eu nunca fui daqueles que esperou "ansiosamente" o beijo gay nas novelas. Os gays já estão nas novelas - e nas séries, e no dia a dia - há muito tempo, com persongens que sempre são policiados pela comunidade LGBT, e que ora são chamados de caricatos (acho que o próprio Felix foi chamado) , ora de efeminados, mas sempre com um viés de que "não nos representam".
E olha que já tivemos gays, lésbicas, bissexuais e trans de vários matizes nas novelas. Tem até uma série nacional em  que um machão bicheiro é casado com uma trans...
A princípio eu achei que todo mundo ia ficar em polvorosa com o evento, que ia ser comentado e incensado por dias a fio. Mas não foi o que aconteceu, menos de uma semana depois o acontecido já se tornou pauta velha nos assuntos e nas fofocas.
Mas eu fiquei pensando, até que ponto isto interferiria na minha vida? A minha resposta inicial - de mocinho que se acha super bem-resolvido - foi  - EM NADA!
Mas acho que não é bem asism que eu me sinto...
De certa forma este beijo legitimou alguma coisa, não sei bem o que, mas acho que ele ampliou a minha zona de conforto, foi algo parecido com o que aconteceu com a legitimação do casamento pelo Supremo.
Algo mudou no equilibrio delicado das forças do meu mundo interno...
 
Explicando:
Como já contei aqui, durante 10 anos eu vivi um relacionamento estável, e no período que estávamos morando juntos eu efetivamente passei a me sentir "casado".  Mas sempre tinha este casado entre aspas, poque efetivamente eu não estava casado e, na época, nem podia me casar. Mesmo assim quado alguem me perguntava, quem é fulano? - F é meu marido! eu respondia, ou ás vezes - F é "como se fosse" marido.
Mas á todo momento eu lembrava que dois caras não podiam casar, toda vez que eu falava isto eu lembrava. Eu tenho certeza que hoje eu teria muito mais poder para falar isto, eu me sentiria muito mais seguro de dizer, - Somos casados, - Ele é meu marido!, tenho certeza que quando eu me casar com Mr. Jay vai ser assim...
A legitimação do casamento, mesmo sem ser o PLC 1222, mesmo sendo "jurisprudência", me deu muito mais tranquilidade em ser casado com outro homem, eu acho que de certa forma este reconhecimento legitimou estas uniões e as equiparou a outras, o que deu mais peso e mais verdade.
 
No caso do beijo a minha sensação é parecida. Eu beijo o Mr. Jay com muita frequência em lugares públicos, para falar OI, para falar TCHAU, ou quando ele faz alguma gracinha...beijos no estilo Felix Niko, de carinho de amor, ....mas eu percebia que algumas vezes eu me retraia, eu deixava de dar o beijo na frente do porteiro do predio, ou no ambiente de trabalho dele, por achar que isto seria "inaceitável", e totalmente desproposital.
De certa forma este beijo do Walcyr Carrasco tirou um pequeno "lacre" na minha visão de mundo, de certa forma meus beijos parecem ser muito mais aceitáveis e menos transgressores do que eram...pode ser bobeira minha, pode ser homofobia internalizada, mas de certa forma saber que o beijo gay alcançou a novela das oito e milhões de lares faz o meu beijo parecer menos estranho.
 
E para você, este beijo mudou algo na sua vida?
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Para mim foi a certeza de que preciso beijar mais! ;-)

    Mas falando sério, o grande "benefício" do beijo na novela é começar acostumar as pessoas sobre isso. A grande maioria, mesmo as que tem uma atitude positiva, ficam sem saber o que fazer quando estão diante de um simples beijo.

    É uma surpresa diante a uma situação que até então não se via com frequência. Então, ao ver na novela, eu penso que as pessoas passam a ficar mais "confortáveis" e percebem que ninguém vai morrer por conta disso! ;-)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um grande debate ("fogo amigo") me fez pensar um outro lado: ainda que eu tenha comemorado muito, falta a aceitação do beijo e do casamento fora do âmbito do estado. Quer dizer... por que só o casamento monogâmico vale (juridicamente e socialmente)? Já é um avanço que ele valha para casais gays. Mas esta configuração não é a única. Nem deveria caber ao Governo decidir isso.

    ResponderExcluir
  3. Para mim pessoalmente não mudou muita coisa não ... casado a quase 40 anos com Elian, temos nossas demonstrações de afeto e carinho onde nos aprouver tê-las e nunca tivemos problemas com isto no meio social em que vivemos ... claro q no contexto maior da causa GLBT o beijo na TV foi uma conquista importante para mostrar q somos iguais a todos as demais pessoas ... e q direitos são bons e devem ser respeitados ... um passo a mais na luta ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Sempre me perguntei porque é que esta seria uma questão no Brasil. Porque aqui em Portugal nunca houve essa "homofobia" de beijos gays na televisão. Houve e pronto. Não se perdeu muito tempo a falar nisso. E sempre pensei que no Brasil, um país tão para a "frente" e que lida com a sexualidade de uma maneira tão despreocupada, estas questões fossem apenas abordadas pelos grupos radicais. Nunca pensei numa sociedade super conservadora :s Mas fique ciente dessa realidade. Mas as coisas mudam e só têm que mudar, portanto, venham mais beijos gays!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amigo, se esse beijo te fez pensar assim ele não mudou "nada" em sua vida, é uma alteração substanciosa, acho que ele matou o ultimo resquício de preconceito que vc ainda sentia, não?
    Comigo não mudou nada mesmo, eu não beijo ninguém há pelo menos 5 meses mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Não só o beijo, mas principalmente o "depois do beijo" onde as pessoas continuaram suas vidas e um ou outro lembrou do beijo, como se lembra de uma amigo em comum e depois se seguiu o fluxo da vida. Não assisti, mas foi bom, simples e tava na hora.
    PS: precisando de beijos aqui também,rs.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!