22 de março de 2013

Bullying contra filhos de homossexuais...

Muitos homens e mulheres homossexuais, quando pensam em ter filhos, ou em assumir perante os filhos no caso daqueles que já os teve, relutam em faz-lo porque temem que o mundo, a sociedade, as famílias, as escolas, sejam locais onde eles sofrerão por serem de familias consideradas "não tradicionais".
Nenhum pai, nenhuma mãe, quer que seu filho sofra, especialmente se, de certa forma, o sofrimento deste filho seja causado por algum comportamento ou atitude destes pais. Eles não querem que seus filhos sofram discriminação por seus pais serm homossexuais.
Eu diria que isto também é verdade com relação á adoção, as pessoas relutam em adotar crianças de outra etnia por acharem que elas serão mais discriminadas por terem a pele mais escura que seus pais.
O Bullying, que nem existia no tempo que eu era criança, ou se existia tinha outro nome, pode atingir seriamente não só as crianças filhas de homossexuais, com oas próprias crianças homossexuais, em especial aqueles que tem um comportamento de gênero dissonante, ou seja meninos efeminados e meninas masculinizadas.
Esta semana minha filha chegou da escola super "puta" com um colega, ela me contou que á varios dias ele a estava perturbando, a chamando de FALSA, mas sem faze-lo diretamente, mas de forma velada e cochichada. E ela disse que acabou estourando, que pediu satisfação ao menino...bateu boca no meio da sala. Ate chorou no final da discussão de tão nervosa que ficou.
E o assunto deve ter sido mesmo grave pois, segundo ela, o professor não interferiu, e quando o rapaz foi retrucar o professor mandou que ele se calasse.
Como pai atento eu vi ai a possibilidade dela estar sofrendo algum tipo de perseguição...o tal bulluing, e perguntei se ela achava que o rapaz a estava perseguindo por ela ser adotiva, ou não ter mãe, ou o pai dela ser homossexual....
Ela me olhou com cara de espanto... NADA A VER PAI! ele é um chato e enche o saco de todo mundo, ninguem suporta mais ele, mas como nós estudamos juntos desde a 1a. série o pessoal não te coragam de perder o controle como eu perdi ( e olha que ela é super paciente...)

Ai ela me perguntou porque eu tinah me preocupado com isto...e ai vai o meu ponto de vista, que se quiserem pode servir de dica para outros pais e maes homossexuais:
"Os filhos da gente ás vezes não nos contam tudo que lhes acontece, ás vezes por vergonha, ás vezes por medo da reação dos pais, ás vezes por acharem que os pais ficarão tristes ou chateados com eles. As crianças não querem que os pais as deixem de amar por algo que possam ter feito de ERRADO, e preferem não tocar no assunto.
Cabe aos pais manter os canais de dialogo aberto, falar sobre assuntos dificies, falar sobre sexualidade, sobre preconceito, sobre drogas, sobre relacionamentos, se os pais nao deixarem este canala claramente aberto provavelmente os filhos não falarão sobre isto.
Crianças que sofrem bullying, crianças que são disrciminadas, que são agredidas, crianças vitimas de violencia sexual, ás vezes por parte de pessoas muito próximas, muitas vezes não encontram espaço, ou confiança, para falarem a verdade para seus pais, e se fecham sem ter para quem pedir ajuda, ou conselhos, pois temem ser recriminadas por não reagirem, por deixarem estas coisas acontecerem...
Quando você tiver seus filhos, lembre sempre disto!"

Depois ela me acrescentou detalhes como o fato que o menino agride todas as meninas, que ele não gosta de jogar futebol, que é super inseguro e só usa roupas "de marca" e que tem um unico amigo que ele idolatra...e ela mesmo me disse - acho que ele é gay. (olha ai a homofobia internalizada criando mais um marcos feliciano...)

Criar filhos é uma grande aventura, e agente aprende muito com eles! E você o que já aprendeu com seus filhos?

5 comentários:

  1. belo tema. é muito difícil ser pai e ter que estar sempre atento. já fiquei do lado de fora da escola sem a minha filha saber para ver como ele convive no recreio. é importante estarmos atentos porque eles estão a aprender ser homens e mulheres e nem sempre sabem o que é certo ou errado.
    Abc

    ResponderExcluir
  2. ah, amigo, bullying existia sim na época que vc era criança, talvez vc não notasse pq não sofria, mas eu tenho 31 anos, e sofri muito bullying na escola por ser gay e gordo... MUITO!
    agora sobre os casais gays se preocuparem, eu lembro que os casais divorciados também sofriam com o mesmo problema no passado, temiam por seus filhos, mas logo eles perceberam que as crianças sobreviviam bem, bastava os pais estarem presentes, acho que é o mesmo caso, não?

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão! Como professor e pessoa, gostei muito.
    O bullying... esse sempre existiu. Decidiram agora dar-lhe um nome. Aos 11 anos, já era uma rapaz forte (não obeso) e o meu melhor amigo magrinho. Pois faziam questão em nos chamar "O bucha e o estica"... E quantos outros episódios há, alguns dos quais não quero recordar...
    O diálogo aberto com os filhos é de extrema importância. Não só no contexto em causa mas também para a criação/definição de uma identidade/personalidade. Nas aulas de educação sexual, por exemplo, frequentemente envio perguntas pelos alunos para que, com os pais quebrem o gelo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Meu nome é Karol, sou estudante do último ano do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Estou entrando em contato com você para fazer um convite. Eu e meu grupo estamos vendo a possibilidade de fazer um TCC sobre "a concepção da família moderna em são paulo", ou seja, falar como casais homossexuais decidem ter filhos, por quais vias vem esse filho, para os paulistanos(as)? Navegando pela internet encontrei seu blog e gostaria de saber se você gostaria de nos ajudar partilhando sua experiência. Contato: pinheiro.karoline@ymail.com

    Aguardo seu contato,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vi este p0ost e lembrei de vc; 'Pai se antecipa à confissão do filho gay e escreve bilhete fofo' .. é lindo veja em: http://www.identidadeg.com.br/2013/03/pai-se-antecipa-confissao-do-filho-gay.html

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!