17 de setembro de 2012

Simbiótico....Fusional!

Entre os meu muitos defeitos (dá para fazer tanto lista em ordem alfabética quanto em ordem de grandeza!) está o fato de que eu, de certa forma, sou propenso ao que meu terapeuta chama de "relação fusional"....
Ou seja, eu tenho uma certa tendência de me "fundir" ao outro...sem trocadilhos com a palavra FUNDIR por favor!  =0)
Não sei bem se isto é uma neurose, uma psicopatia, ou se é só "meigo", mas a verdade é que eu tenho esta tendência mesmo, de dirigir meu universo, meu tempo, minha energia em direção ao outro. de repente, sem perceber, eu dou mais importância aos amigos do namorado, aos programas que o ficante gosta de fazer, e aos planos e desejos do marido.
Acho que eu já entendi o mecanismo: uma certa dose de baixa-estima (é estranho escrever baixa auto-estima não é?) que me faz imaginar que se eu fizer todas as vontades do outro, se eu for "util", eu não serei abandonado e que isto de certa forma irá encobrir as minhas "não qualidades".  E olha que eu sou bem orgulhoso e otimista para "parecer" que tenho baixa-estima.
Mas eu acho que este desejo de ser aceito, de ser gostado, de ser querido, realmente mexe comigo, ao invés da ilustração deste post, eu não "somo", eu me anulo e assumo "sinal" do outro..como em algumas reações quimicas.
E este tem sido meu aprendizado ao longo dos últimos anos...especialmente na terapia e me obsevando mais, entender meus desejos e meus sonhos, entender meus potenciais, e, como dizem muitas frases feitas que circulam pela internet, ESTAR BEM COMIGO MESMO, SEM PRECISAR DE ALGUEM para ser feliz ou pleno.
É claro que eu não sou este docinho também...já entendi que muitas vezes eu sou flexível e orientado em relação ao outro também porque de certa forma, sendo assim, eu "obrigo" o outro a se preocupar com minhas coisas, e mexer no seu jeito de ser para continaur comigo, com meus carinhos e dedicação.
.. mente perversa não?

Bom , entender que é um aprendizado a seer feito já é um começo, mas o trabalho envolvido nisto cansa um pouco, e me deixa muito confuso, afinal de contas, do outro jeito parecia que tava bom....mas eu sei que não tava, que posso chegar em algo muito mais pleno do que eu imaginava...

E vc? É FUSIONAL? SOMA? É SOMADO?

3 comentários:

  1. Bom... eu já "fundi" muito nessa vida... e agora com 30 e tantos na cara é que estou aprendendo a ser menos "fundidor". Melhor ser apenas perverso, nzé? Hahahaha!

    Fico feliz que tenhas curtido - e entendido - o tom cômico do post sobre cafuçus. A intenção foi de 'menagem e não de deboche. Hugz, man!

    ResponderExcluir
  2. 1) acho mais estranho baixa-estima... até pq essa palavra não existe.
    2) pois é, essa parte de usar o seu devotamento pela pessoa pra cobrar atenção é realmente uma técnica maquiavélica.

    ResponderExcluir
  3. Meus tres meses de terapia se resumem aq "...me faz imaginar que se eu fizer todas as vontades do outro, se eu for "util", eu não serei abandonado e que isto de certa forma irá encobrir as minhas "não qualidades"." sou assim tbm; absorvo mta coisa das pessoas q andam cmg, e isso n esta sendo mto bom n; agora tentando me redescobrir e ir p um novo rumo. Bjao

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!