11 de agosto de 2009

Voltando a sonhar...

Vou contar para vcs uma coisa que eu considero bem "incrivel" que me aconteceu nos ultimos meses, no processo de terapia que comecei, e que, a meu ver, serve para mostrar como a oportunidade da pessoa ter um tempo para si mesmo, ou a eficácia de processos terapeuticos.
Logo nas primeiras sessões meu terapeuta sempre perguntava: Sonhou com alguma coisa? E eu nunca lembrava dos meus sonhos, sabia que sonhava, mas eu nunca me lembrava de meus sonhos, na realidade eu percebi que fazia muito tempo que nçao me lembrava dos meus sonhos...
Pelo que entendi a linha Junguiana valoriza muito este acesso ao "inconsciente" que são os sonhos.
E ai começamos a conversar sobre isto, e eu percebi que não me lembrava dos sonhos porque meu consciente não queria, os sonhos, que são a janela para o inconsciente, para os desejos "primais", estavam bloqueados por um profundo senso de realidade, uma espécie de "supraconsciência", que me impedia de lembrar de coisas que pudessem desafiar o esquema "bonitinho" que eu tinha estabelecido para minha vida, meu medo de que algo desse errado ou saisse do controle era tão grande que eu bloqueava a lembrança dos meus sonhos!
Olha que incrivel! E mais incrivel foi que ao perceber que eu não precisava ter medo do que desafiava o meu "esqueminha" eu voltei a sonhar, a lembrar dos meus sonhos. Voltei a sonhar.
Claro que são aqueles sonhos doidos, mas que sempre trazem incriveis discussões sobre muitas coisas guardadas lá dentro, só para contar um sonho, destes bem doidos, eu sonhei que tinha ganho 7 cafeteiras lindas de aniversario, todas automaticas, lindas, de design, só que eu tinha que escolher só uma (afinal de contas, quem precisa de 7 cafeteiras) e podia trocar as outras por outras coisas, a pssei o sonho inteiro tentando estabelecer criterios para esolher qual deveria ficar.... engraçado não? Mas o mais incrivel são as meadas que estas coisas que sonhamos podem desencadear.
E você ? Se permite sonhar e lembrar dos seus sonhos?

10 comentários:

  1. Dizem que esquecemos 50% dos nossos sonhos após 5 minutos q acordamos. E 90% após 10 minutos.

    Uma técnica é deixar ao lado da cama um gravador digital ou um caderninho, não acordar com pressa e assim que acordar anotar tudo.

    A teoria Freudiana diz que os sonhos possuem nossos pensamentos reprimidos e por isso não desejamos lembrar deles.

    bjs e bons sonhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tenho sonhos muitos loucos também, mas adoro lembrar deles! Geralmente eu lembro, raras às vezes em que não lembro. Sempre são histórias beeem viajadas, hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também há muito tempo não me lembro dos meus sonhos, só quando são bem fortes.

    Recentemente consegui me lembrar de um quando acordei. Minha tática é tentar recontar o sonho pra mim mesmo durante o dia todo.

    Uma vez já escrevi um sonho logo que acordei.

    Mas meus sonhos tem roteiro muito complexo, haha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que ótimo, sonhar é sempre bom, em qualquer tempo. Faz bem para a cabeça e deixa o coração mais criativo. Gostei daqui, abração.

    ResponderExcluir
  5. eu costumo lembrar dos meus sonhos sim...

    ResponderExcluir
  6. as vezes lembro...as vezes não...e sempre reparei que só lembro daqueles onde exige um desgaste emocional....

    Abs:-)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu as vezes me recordo dos meus sonhos, sempre que acordo com a lembrança de um, tenho q contar logo a alguém, caso ñ conte, esqueço completamente, rsrsrs.
    Fico feliz que tenha gostado do meu blog, eu procuro pôr nele um pouquinho de mim, de meus sentimentos e as fotos fazem parte, rsrsrs.
    Adorei o blog, massa mesmo, Parabêns.
    Volte sempre e comente por favor, kkkkkkkkkk

    Abraços

    :)

    ResponderExcluir
  8. Na maior parte das vezes eu lembro, mas realmente são sonhos tão malucos quanto esse. acho que vou buscar essa linha junguiana também para entendê-los..abraços

    ResponderExcluir
  9. eu tenho dificuldades para me lembrar deles também. mas os meus sonhos são uma espécie de novela mexicana: se morre um ator, ele é substituido por outro sem maiores explicações. No sonho me vejo conversando com um amigo que de uma hora pra outra vira uma professora, que vira um balconista. É um filme trash! hauhua
    Espero que essas sessões te façam muito bem.
    Abraços e bom domingo =)

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro dos sonhos! E o mais engraçado é que sempre sonho com pessoas conhecidas, são raras as vezes que me deparo com gente que nunca vi num sonho...
    As pessoas até estranham pq eu sempre digo que sonhei com elas...
    Nunca fiz análise, talvez fosse interessante para tentar entender o significado destas loucurinhas...
    Abs.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!