14 de agosto de 2008

Conselhos ao Pai Homossexual na GonLINE

publicado na coluna S.O.S. da GonLINE

Pai homossexual
"Fui casado por 15 anos e tenho dois filhos: um menino de 12 e uma menina de 7 anos. Agora me "casei" com um homem. Qual a melhor forma de contar isso a eles? Abraço e obrigado!"
Adriano de Leon, por e-mail

Infelizmente, por mais que eduquemos nossos filhos para a diversidade, ainda existem na sociedade os preconceitos, que serão, eventualmente, assimilados por eles em outros contextos, tais como o da escola e o da convivência com os colegas.
O que posso dizer é que a relação que você tem com seus filhos é fundamental para que eles possam receber e entender essa nova situação em sua vida.A relação que estabelecem com o seu companheiro também é fundamental. Dependendo da situação, nada é preciso ser dito, pois já estará tudo implícito e seus filhos, aos poucos, irão compreendendo a situação. O mais importante é que eles percebam que, independentemente de qualquer configuração, você os ama e vai continuar sendo o pai deles. A relação com a mãe deles também é importante. Filhos de pais separados precisam sentir que o casal, o homem e a mulher, se separaram, não os pais.
Evidentemente, cada idade tem sua particularidade e seu jeito próprio de compreender a vida. E não se esqueça: boa relação proporciona um bom entendimento e compreensão vital!
Pedro Sammarco psicólogo e sexólogo
CRP 06/66066

Um comentário:

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!