29 de maio de 2008

Grupos GLBT fazem campanha para o Dia dos Namorados

O amor que ousa dizer o nome

O Grupo LUAS – Liberdade União Afetivo Sexual das Mulheres Lésbicas e Bissexuais, Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFPE – NUCH, Movimento Gay Leões do Norte e o site Toda Forma de Amor lançam a campanha “O Amor que Ousa Dizer o Nome” para comemorar o dia 12 de junho, Dia dos Namorados.
A iniciativa quer “demonstrar e socializar para a sociedade que existem várias formas de amar, desmistificando o modelo heteronormativo imposto pela sociedade”.
Segundo Ana Carla Lemos, presidente do LUAS, as campanhas publicitárias lançadas nesta época “expõem e reverberam um estereótipo ‘perfeito’ e ‘clássico’ de casal de namorados que, em geral, é marcado pelo estereótipo branco, heterossexual, jovem, e, assim, exclui as outras formas de expressão da afetividade, como por exemplo, o amor entre mulheres e homens”.
“Além de não ter como fim o apelo comercial, é uma campanha que vai levar as pessoas à reflexão sobre os direitos e respeito à livre expressão da orientação sexual, bem como a necessidade do entendimento de que toda forma de amor vale a pena”, explica Ana Carla. “Acreditamos que esta campanha é um passo importante na desconstrução de alguns preconceitos e estereótipos de nossa sociedade.”
A campanha ganhará as ruas de Recife (PE) por meio de cartões postais que trazem fotos de casais gays e lésbicos de um lado e, no verso, um poema escrito por Ana Carla Lemos que inspirou o título da campanha.
Leia o poema abaixo:
“O Amor que Ousa Dizer o Nome
O amor que ousa dizer o nome
Que abre as janelas e as portas
E grita pro mundo pelo direito
A igualdade entre as pessoas.
O amor que ousa dizer o nome
Que não briga, mas exige os direitos,
Reconhecimento e liberdade
O amor que ousa dizer o nome
Que simplesmente é amor.”

Um comentário:

  1. espero um dia que a diversidade das formas de amor não choque mais..

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!