22 de janeiro de 2006

RIO DE JANEIRO

Nestes ultimos dias estive de férias no Rio de Janeiro e fiquei muito feliz em ficar surpreso com a cidade!
Quando disse para alguns que iria para o Rio nas férias a grande maioria tinha a mesma opinião: "Você não devia ir, e a violência", " Mas o Rio está tão perigoso!", "Cuidado onde você anda, com os tiroteios e as favelas!".
Confesso que até eu adotei uma postura do tipo "É, o Rio está mesmo muito violento, mas se eu não for agora as coisas vão ficar cada vez pior e ai minha filha não vai conhecer o Rio de jeito nenhum...é melhor eu ir agora antes que eles cerquem a cidade e transforme tudo num grande presidio!".
Mas que coisa mais boba eu pensar isto! Eu, que sempre achei o Rio de Janeiro uma cidade linda, não devia me deixar levar pelo sensacionalismo da imprensa, que, é obvio, acaba ressaltando o lado podre do ser humano como sempre...
O Rio de Janeiro é uma cidade linda, a situação da cidade "encurralada" entre o mar e a montanha cria um monte de visuais incríveis, além é claro dos obvios visuais maravilhosos do corcovado, do pão de açucar, das praias!
Provavelmente os Cariocas podem ter suas criticas á prefeitura, mas eu achei a cidade bem limpa, e bem organizada...é claro que para "paulistanos em férias" o Rio poderia ter mais placas...mas São Paulo também não é muito gentil com os motoristas de outros estados...e se perder nos caminhos de vez em quando também foi uma outra "atração" da minha viagem!
Quanto á violência...eu não vi nada! As pessoas levam a vida de maneira absolutamente normal, sem se sentirem no "libano conflagrado" como os jornais preferem noticiar.
Tá certo que eu fiquei no circuito Copacabana-Ipanema onde provavelmente as agruras econômicas são menos percebidas, mas mesmo assim andei rodando pela Lapa, Laranjeiras, Centro, Santa Tereza e não deu para perceber o clima de violência que eu mesmo esperava encontrar.
Para não dizer quenão vi nada...eu fiquei meio espantado com a quantidade de gente dormindo na Rua, até mesmo em Ipanema e Copacabana, mas isto não é um fenomeno carioca somente não é?
O mais engraçado foi ouvir os cariocas falarem que tem medo da violência de São Paulo! Por isto tem medo de vir visitarnos!
Em resumo! Visitem o Rio de Janeiro! Tem gente do mundo inteiro que atravessa o atlantico apenas para conhecer esta a "cidade maravilhosa"...você que mora no Brasil não pode perder esta chance!
E se tiver um monte de amigos lá para te receber, como eu tive, ai sim que sua visita vai ser melhor ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!