29 de dezembro de 2005

O amigo do Mário

O novo sitcom da Globo "QUEM VAI FICAR COM MÁRIO", que tem como protagonista o ator Thiago Lacerda e que estreou hoje á noite, tem um espaço reservado para a visibilidade gay.
O tal do MÁRIO, protagonista da série, tem como melhor amigo um gay, o Beto.
Já sei que muitos ativistas GLTTB vão criticar a série, ou a apresentação da homossexualidade na série, porque o tal do Beto é do tipo "bibinha quá quá", ou seja, é um pouco mais efeminado do que os ativistas e patrulhadores gostam de ver retratada a homossexualidade. O pessoal detesta o tipo que desmunheca e dá gritinhos e alardeiam que gostam de um "bofe"!
Na abertura do programa já percebemos o tom quando o protagonista está apresentando as pessoas: "este é meu irmão" , "esta é minha cunhada", "esta é minha melhor amiga - ooops - amigo, Beto"
Eu pessoalmente acho este um patrulhamento bobo, porque o universo dos homossexuais em graus mais ou menos efeminados é bastante grande, então não tem porque eles serem uma das facetas "invisiveis" da homossexualidade, afinal de contas os peões da America já eram bem "masculinos" não eram? Especialmente o tal do Zeca.
Mas eu entendo e concordo com os ativistas, não podem só mostrar os homossxuais e lesbicas de maneira estereotipada, tem que dar espaço para todos! Mais ou menos como o movimento negro, que sempre luta para não serem apresentados somente como empregadas e motoristas.
Mas , na minha opinião , toda visibilidade é boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!