28 de dezembro de 2005

Adotar: Uma decisão!

Além de ser um excelente momento para se fazer balanços do que passou, o final do ano invariavelmente combina com "decisões de ano novo".
Para muitos amigos e amigas homossexuais a "decisão" de ter filhos está sempre na lista, e para unspoucos esta decisão pode estar no topo da lista para 2006!
A "decisão" de ter filhos, biológicos ou adotivos , não é nada simples, aliás, eu sempre digo que se a pessoa ficar "pensando" muito em ter filhos, pesando prós e contras, provavlemtne nunca terá filhos! Ter filhos é ir ao encontro de seus desejos mais secretos, seja de perpetuação, de finalidade na vida, de laços eternos, ou até mesmo para coroar uma longa luta.
Mas se você pensa em ter filhos para "ajudar as crianças pobres", "para ter alguem que cuide de você na velhice", ou mesmo "para provar algo a alguém", desista, existem maneiras bem mais eficazes do que se comprometer com estas coisa do que ter filhos, que, como dizem, são para sempre.
Se você clocou a decisão de ter filhos em primeiro lugar na sua lista de 2006, e pensa na adoção como uma maneira de realizar isto, as últimas noticias, vindas de vários locais do Brasil, da aprovação pelo judiciário da adoção de crianças por homossexuais, deve ter te animado.
Parece que esta questão vem sendo tratada de maneira cada vez mais aberta pelo judiciário, que, cumprindo a lei, não pode negar a adoção por uma pessoa independente de sua orientação sexual.
Mas é importante que você se informe sobre isto, não sobre sobre as questões legais mas também sobre as questões práticas de se criar filhos. Minha sugestão inicial é que você procure um grupo de familias GLTTB para ver como estas familias se relacionam com seus filhos, como eles conversam com seus filhos sobre estas questões, como as crinasç vivem em familias de dois pais ou duas mães. Talvez isto lhe dê informações e vivências para tomar uma decisão mais madura.
Dividir nossas historias e sonhos com outras pessoas em com vivencias parecidas nos ajuda a crescer muito.
Outra boa ideia pode ser procurar algum grupo de adoção em sua cidade, conversar com outras familais que tem filhos e filhas por adoção pode ser interessante para que você aprenda, aos poucos, como lidar com as questões envolvidas na adoção, tanto legais, quanto do dia a dia.
Alguns livros podem ajudar também, infelizemtne a literatura sobre a homoparentalidade ainda e muito pobre, se é que existe alguma, se seu inlges for razoável existem muitos sites e grupo estrangeiros que podem ser boas fontes de reflexão. Já a literatura sobre adoção é bastante abrangente, e você pode encontrar boas indicações de livros nos diversos sites mantidos por vários grupos de adoção.
Então seja qual for sua decisão, você já estara com muita informação para refletir melhor, e lembre-se de contar sua estoria para nós aqui no BLOG ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que possível lhe dou um retorno!